Uma viagem solo para Brașov, Romênia

Nesse outono resolvi que eu precisava fazer uma viagem solo para um lugar novo. Fazia um tempo que eu queria conhecer a Romênia, mais precisamente a região da Transilvânia. A ideia de fazer trilha pelas montanhas do país e conhecer suas cidades medievais me encantava muito. Esse "plano" inicial não aconteceu, mas foi uma viagem muito boa mesmo assim.

Cheguei em Brașov na metade da tarde, a viagem de trem da capital Bucareste até lá é muito agradável. Após me instalar no hotel e dar uma olhada no mapa, fui pra rua principal. Visitei lojinhas de artistas locais e acabei comprando uns cartões diferentes, percebi que tenho gostado cada vez mais de fazer isso nas minhas viagens.

Como era final de outubro, dei sorte de pegar um tour de Halloween feito por uma guia local. O tour foi à noite e aquele clima outonal e as histórias assustadoras de Vlad, o Empalador, fizeram esse passeio valer muito a pena. Era exatamente isso que eu estava procurando. Aprendemos também mais sobre a história da cidade e da Transilvânia. Terminando a noite com um jantar muito bom em um restaurante que servia comidas típicas (com pratos deliciosos vegetarianos, para minha sorte). 

Foi o início perfeito pra minha viagem solo. Voltei para o hotel feliz, orgulhosa de mim por não ter deixado a minha ansiedade me fazer desistir de estar ali.

Eu não tinha um roteiro fixo, mas queria muito ter conhecido pelo menos mais uma cidade da região. No fim, eu achei que ficaria muito corrido e decidi focar só em Brașov. Não me arrependi e puder passar os próximos dois dias na calma. Andei bastante pela cidade, visitei alguns pontos de interesse, vi a cidade de cima, andei na floresta e comi muito muito bem. Fiz pausas necessárias e me mimei, foi uma "lua de mel" comigo mesma.

Acabei não indo até o famoso castelo do Drácula, que na verdade não é o castelo dele. A guia do tour no primeiro dia disse que nessa época de Halloween fica bem lotado, tanto de turistas estrangeiros como também famílias locais, já que é um período de pausa nas escolas (e duas pessoas no tour confirmaram e não gostaram da experiência). E eu queria paz, a ideia de ir pra um lugar abarrotado de gente não me animou. 

Brașov é uma cidade lindíssima! Quando o sol batia nas árvores da montanha Tâmpa, uma explosão de cores surgia. Desses lugares que a gente se encanta com cada esquina, se perde observando a arquitetura e fica com os pés doendo de tanto que andou.

Aqui vai um "diário" visual dos momentos que tive por lá.



























Além de aprender sobre a história local, achei muito interessante saber um pouco sobre os ursos. A Romênia tem a maior população de ursos-pardos da Europa! E é possível encontrar eles em Brașov, parece que eles estão por ali na Tâmpa mountain, a guia até comentou sobre não fazer trilhas por lá quando estivesse escuro. Ela nos contou histórias engraçadas, mas tristes também. Infelizmente esses ursos estão cada vez mais se acostumando com a nossa comida e acabam invadindo casas na procura de alguma besteirinha pra comer. Parece que eles são bem espertinhos e sabem as casas que são de temporadas e entram quando os donos não estão, é mole? Os humanos também acabam invadindo e destruindo cada vez mais a natureza e a casa desses animais. 

Caminhei um pouco pela floresta perto da cidade, queria muito ter feito alguma trilha pela Tâmpa, mas infelizmente estou sem condições físicas de subir uma montanha no momento. Fiquei imaginando a possibilidade de encontrar um urso em uma situação dessas, confesso que fico mais fascinada do que com medo.








Eu amei conhecer um pouquinho da Romênia. A minha vontade de explorar mais a região da Transilvânia e dos Cárpatos só cresceu! Espero conseguir voltar em breve, quem sabe no próximo outono?

2 comments

  1. Que delícia de viagem! Achei super legal esse tour de Halloween hahah
    Amei as fotos e o post, como sempre <3
    A Menina da Janela

    ReplyDelete
  2. Que lugar lindo, eu amei as fotos!! E toda viagem que eu faço sozinha eu também agradeço por não ter deixado a ansiedade me parar, bom demais né?!

    ReplyDelete