Além de visitar a cidade, eu quis visitar também uma região cultural próxima chamada Kaszuby - que é considerada uma das mais bonitas do país, com muitos lagos e florestas. É uma região muito interessante e diferente de outras da Polônia, aqui vive um grupo étnico chamado Kaszubi, eles têm suas tradições e até uma língua própria (kashubian language, também considerada um dialeto da língua polonesa).
Na época, eu entrei num grupo de mulheres viajantes no Facebook e contei meus planos pra essa viagem. Recebi várias mensagens legais e uma polonesa que mora em Gdańsk gostou da minha ideia, ela se ofereceu pra me levar lá de carro, já que era apenas 1 hora da cidade e ficaria mais fácil de explorar os lugares. Tivemos apenas um dia, mas foi muito bom! Almoçamos em um restaurante local, visitamos uma loja/fábrica de cerâmicas e descansamos numa colina com vista pra um lago. O lugar principal que eu quis conhecer foi esse tal de castelo abandonado.
Na pequena vila de Łapalice você encontra o misterioso Zamek Łapalice. De primeira, achei que se tratava de um castelo medieval ou coisa do tipo, mas na verdade a construção dele começou lá por volta de 1979. Pelo que eu entendi da história toda, esse lugar começou a ser construído pra ser o estúdio do artista polonês Piotr Kazimierczak. Mas não demorou muito tempo para que esse projeto não pudesse continuar.
O artista acabou ficando sem dinheiro suficiente pra continuar a construção e ele também estendeu a construção desse enorme castelo para um terreno que ele não tinha permissão. Assim, ele foi forçado a abandonar seus sonhos de concluir esse espaço, mas acredita-se que ele não perdeu as esperanças e continua lutando para retomar esse projeto. Parece que o governo estava tentando transformar esse castelo em hotel (o que eu acho uma pena).
Agora, essa loucura toda não passa de uma ''casca vazia''. As paredes correm o risco de desabar e o interior sombrio desse castelo está coberto de grafites.
Eu sou muito curiosa quando se trata desses lugares abandonados e sempre tenho vontade de ir conhecer. Fiquei bem feliz quando a polonesa que eu conheci também tinha curiosidade de ir até lá, não é bem um lugar que eu iria sozinha.
A verdade é que esse local é uma propriedade privada e mesmo que abandonado, é proibida a visita. Porem, não há fiscalização e o Zamek Łapalice acabou virando um local turístico que atrai muitos curiosos.
É possível ir visitar apenas de carro, tem um estacionamento perto que cobram 20zł (em torno de 5 euros) e de lá você faz uma pequena caminhada até chegar no castelo. Há um portão ''fechado'', mas facilmente você consegue entrar. E quem entra, está por sua própria conta e risco, já que o local está em um estado frágil, com risco de desmoronar. Acho que não preciso dizer que não é um lugar pra levar crianças, né?
Quando estive lá, estava mais cheio do que eu esperava, tinha até um grupo de estudantes adolescentes holandeses visitando também. Dá uma certa adrenalina estar ali, cada passo, cada lugar que você entra precisa tomar cuidado. Algumas áreas são bem escuras e até alagadas. É um misto de medo e encantamento! Eu fiquei fascinada e achei tudo muito interessante, com certeza um dos lugares mais únicos que já tive a oportunidade de ver.
Que loucura ver um castelo desse tamanho abandonado desse jeito, uma pena que muitas pessoas que vão lá acabam sujando o local, fazendo festa e não recolhendo o próprio lixo.
Seria interessante não deixar esse lugar morrer, talvez regularizar a propriedade e fazer alguns ajustes para que não corra risco de desabar. Parece que já aconteceu alguns acidentes lá dentro, mas nada fatal.
que massa o lugar e a adrenalina envolvida. já tive muito sonho/pesadelo com esse tipo de escada!!
ReplyDeleteMA-NEI-RO!!!
ReplyDeleteUm lugar muito interessante e realmente tem que ter muita coragem para "visitar" o castelo. A escada parece que eu já vi em alguma foto num passado, não lembro (mas dá uma vertigem...). Se reformassem, seria ótimo para visitação, mas pelo estado que você mencionou, talvez saia muito mais caro do que o projeto original.
ReplyDelete"Acho que não preciso dizer que não é um lugar pra levar crianças, né?" não é nem pra gente ir lá mas se tiver oportunidade vai sim né? HAHAHAHA deve ser surreal mesmo a experiência
ReplyDeleteAmei conhecer esse castelo pela sua lente. Pena que esta abandonado, podia ser um ponto turístico maravilhoso se estivesse bem conservado.
ReplyDeleteBeijos.
www.parafraseandocomvanessa.com.br
Que loucura esse lugar!!
ReplyDeleteEu confesso que sou medrosa e dificilmente iria... não pelo risco de desabar e etc, mas lugares abandonados me dão calafrios e minha mente produz filmes de terror ruins demais (eu odeio terror kkkk) então melhor deixar quieto hahahah
Mas adorei as fotos! E realmente ia ser interessante se o governo conseguisse reviver ele, talvez tornar uma espécie de museu (até incorporando o grafite, no caso) ou espaço publico né?
Abraços!