este post não contém spoilers
Eu fiquei uns bons anos bloqueada nas leituras. Era sempre muito difícil conseguir terminar um livro, por mais que eu gostasse do enredo, me sentia frustrada em não conseguir. Felizmente, posso dizer que 2026 já me trouxe surpresas positivas: eu consegui voltar a ler.
E isso, tenho que agradecer à maravilhosa ideia do grupo Entreblogs de criar um Clube do Livro. Era a motivação que eu estava precisando. A escolha do primeiro livro foi perfeita, e aqui está ela:
A Cabeça do Santo - Socorro Acioli (2014)
★★★★★
★★★★★
O livro nos conta a história de Samuel, um jovem que, após perder sua mãe, parte em busca de seu pai e sua avó. E nessa busca, ele acaba indo parar em Candeia, uma cidade abandonada no sertão cearense e, em meio a dificuldades, se vê morando dentro da cabeça de uma estátua inacabada de Santo Antônio. Lá, ele descobre que consegue ouvir as preces das mulheres da cidade pro Santo, pedindo amor e casamento. Sua vida vira de ponta cabeças e a gente acompanha essa loucura toda.
Quando percebi, eu estava completamente mergulhada na história, devorando cada página. Foi uma leitura bem leve e bem-humorada, com personagens bem cativantes, me vi rindo várias vezes durante a jornada de Samuel. A narrativa da Socorro Acioli é sensacional, o que me deixou curiosa pra ler outras obras da autora. A Cabeça do Santo mistura elementos da cultura brasileira, o que me agradou muito. A família da minha mãe é do nordeste, e várias falas do livro era como se eu estivesse ouvindo a minha avó falar. Fiquei até um pouco nostálgica (e com saudades do Brasil).
O livro é marcado por um enredo de fé, realismo mágico e a transformação dos personagens. Eu gostei muito mesmo e recomendo essa leitura pra todo mundo!
Além do Clube do Livro, eu me aventurei em outros 6 livros e vou falar um pouquinho deles pra vocês:
Dubliners - James Joyce (1914)Quando percebi, eu estava completamente mergulhada na história, devorando cada página. Foi uma leitura bem leve e bem-humorada, com personagens bem cativantes, me vi rindo várias vezes durante a jornada de Samuel. A narrativa da Socorro Acioli é sensacional, o que me deixou curiosa pra ler outras obras da autora. A Cabeça do Santo mistura elementos da cultura brasileira, o que me agradou muito. A família da minha mãe é do nordeste, e várias falas do livro era como se eu estivesse ouvindo a minha avó falar. Fiquei até um pouco nostálgica (e com saudades do Brasil).
O livro é marcado por um enredo de fé, realismo mágico e a transformação dos personagens. Eu gostei muito mesmo e recomendo essa leitura pra todo mundo!
Clube do Livro Entreblogs 01#: projeto paralelo de leitura coletiva para compartilharmos nossas impressões sobre o livro da vez no blog.
‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿
Além do Clube do Livro, eu me aventurei em outros 6 livros e vou falar um pouquinho deles pra vocês:
★★★
Uma coleção de 15 contos sobre o cotidiano de pessoas comuns que moram em Dublin no início do século vinte. Não foi uma leitura fácil, achei que eu iria gostar mais desse livro. Muitas vezes me vi entediada e distante das histórias e seus personagens. Ainda assim, é um bom clássico! James Joyce é um ótimo escritor, e gostei bastante de algumas das histórias. Senti nostalgia, morei em Dublin por alguns anos, e ler os nomes de lugares que já fizeram parte da minha vida me fez sentir falta dessa cidade.
Snowblind (Dark Iceland #1) - Ragnar Jónasson (2010)
★★★★★
★★★★★
Nesse livro acompanhamos o Ari Þór (Thór), um jovem policial recém-formado que se muda para Siglufjörður, uma cidade isolada no norte da Islândia. Era tudo "muito tranquilo" até dois crimes acontecerem. Eu amei demais esse livro. É um romance policial muito bem escrito e que me prendeu desde o começo. Embora a história leve um tempo pra engrenar, eu gostei do ritmo e do suspense por trás de cada capítulo. O autor nos apresenta os personagens de forma intrigante, sabendo dosar a quantidade certa de informações para nos manter atentos e curiosos à medida que a trama se desenvolve. Recomendo demais!
Blackout (Dark Iceland #2) - Ragnar Jónasson (2011)
★★★★★
Logo engatei no segundo livro da série pra continuar acompanhando a história. Um homem é brutalmente espancado até a morte em uma noite de verão. Enquanto a luz de 24 horas do verão ártico é transformada em escuridão por uma nuvem de cinzas de uma recente erupção vulcânica. Não só Ari Þór está investigando o caso, mas também uma repórter decide investigar por conta própria. No início, eu não tinha certeza se estava realmente envolvida com a trama, mas, aos poucos, foi impossível não ficar ansiosa para ver o que aconteceria. Que reviravolta! Mais uma vez, o autor apresenta brilhantemente a evolução de cada personagem da história, abordando temas sensíveis e nos deixando sem fôlego. Merece 5 estrelas!
Uma obs pra quem lê em inglês a série Dark Iceland: esse aqui é o segundo livro, não o terceiro! A ordem de tradução ficou confusa e fora de ordem, mas é isso.
Uma obs pra quem lê em inglês a série Dark Iceland: esse aqui é o segundo livro, não o terceiro! A ordem de tradução ficou confusa e fora de ordem, mas é isso.
Vamos Comprar um Poeta - Afonso Cruz (2016)
★★★★★
★★★★★
O livro critica uma sociedade consumista que só valoriza o que dá lucro. Tudo pode ser medido e vendido, até profissões. Sendo assim, uma família decide comprar um poeta, visto como algo inútil e que não dá tanto trabalho, é como se fosse um ''animal de estimação''. Eu li esse pequeno livro em um fôlego só. Uma escrita simples, mas genial, fiquei encantada com a criatividade do autor. Nos faz pensar muito sobre a importância da arte, da cultura, da nossa criatividade e pensamentos livres nessa sociedade dominada pelo dinheiro. Muito bom, super recomendo a leitura e amei ler em pt-pt (tenho acostumado por causa do trabaho hehe).
O Vício dos Livros - Afronso Cruz (2021)
★★★★
Animal Farm - George Orwell (1945)
★★★★★
★★★★
Uma reflexão de forma poética e irônica sobre o amor pelos livros. Afonso mostra como ler pode ser um vício diferente dos outros, trazendo conhecimento e companhia. O livro reune relatos históricos, curiosidades, reflexões e memórias pessoais do autor. Eu gostei, achei bem gostoso de ler e certas palavras parecem até um abraço, dá um quentinho no coração! Tenho gostado do trabalho do Afonso Cruz e provavelmente vou ler mais obras dele.
★★★★★
Em Animal Farm, os animais de uma fazenda se revoltam com a exploração dos humanos e decidem criar uma sociedade igualitária, os expulsando e tomando conta da fazenda. Essa revolução é inicialmente liderada por dois porcos. Com o tempo, eles traem os ideias iniciais da revolução e passam a explorar os outros animais, se tornando tão opressores como os humanos eram. Eu fiquei muito agoniada durante a leitura, foi um soco no estômago! Obviamente esse livro não é sobre os animais, é uma sátira política que critica regimes autoritários, mostrando como o poder pode subir a cabeça e ir totalmente contra os ideais de igualdade e justiça. Sei que não é um livro atual, mas ao mesmo tempo é estranhamente atual. Terminei o livro sem palavras, fiquei um tempo olhando pro nada, meio que em choque. Recomendo pra todo mundo esse clássico!
‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿‿
Nem acredito que, depois de um longo jejum, consegui ler 7 livros no mês de janeiro (4 em inglês e 3 em português). Estou bem feliz e empolgada com o tanto de histórias me esperando nos próximos meses e quero ir compartilhando tudo aqui também. Vocês já leram algum desses livros? De quais gostaram mais?







Arrasou nas leituras, Taís! Quanto livro interessante aí!!
ReplyDeleteAmei que o livro da Socorro Acioli foi escolhido pra ser nosso primeiro livro do Clube. Saí muito da zona de conforto lendo ele e amei a experiência.
Abração!
Tais do céu, sete livros é LIVRO DEMAIS! Você arrasou, viu, ainda mais pra quem estava num fluxo lento de leituras (somos duas, inclusive).
ReplyDeleteAcabei de terminar A Cabeça do Santo e estou fascinada pela história também, ri, me emocionei, fiquei agoniada, boquiaberta... Foi uma escolha beeeem legal do EntreBlogs, tô sentindo que nosso clubinho do livro vai ser super variado e promissor!
Dos outros livros que você ler, estou há anos enrolando pra ler A Revolução dos Bichos e adorei a premissa de Vamos Comprar um Poeta, já tô buscando por ele aqui!
Adorei esse tipo de post, viu? Feliz que o número 1 sugere que vem mais por aí!
A cabeça do santo é um dos meus livros favoritos da vida. Já li duas vezes e sei que vou ler mais. Recomendo Oração para desaparecer, da mesma autora. Um abraço!
ReplyDeletepera, mas foram todas essas leituras só agora em 2026? =O
ReplyDeleteeu tô a tanto tempo lendo coisas da academia que tô precisando de um pouco de ficção e fiquei curioso com o trampo do Jónasson, acho que vai pra lista!
Mulher, realmente! Pra quem estava em uma ressaca literária, você se superou. Sete livros é MUITA COISA!
ReplyDeleteTambém adorei ler "A cabeça do santo" e fiquei envolvida, de fato dá vontade de ler outras obras da Socorro.
E me interessei muito por "Vamos Comprar um Poeta". Nunca tinha ouvido falar, mas já adorei pelo que li aqui. Vou colocar na minha lista!
Estante da Pipoca
A Cabeça do Santo foi uma escolha tão certeira pra estrear o clube de leitura, porque é curto, adorável e mágico. Eu não li tanto quanto você, mas esse ano já li 3 livros e tô feliz! Ano passado eu li 15 livros e esse ano quero ler pelo menos 16 kkkk metas possíveis.
ReplyDeleteEstou bem na vibe de suspenses policiais e me interessei bastante pelos livros que você leu!
Um beijo!
Feliz demais de ler essa postagem aqui. Hoje mesmo eu estava pensando em como estou feliz de voltar a ler de verdade (virou até post no blog). Passei por um período igual você descreveu lá no comecinho, até começava, mas nada ia pra frente.
ReplyDeleteEu não li nenhum dos livros que você listou, mas "A Revolução dos Bichos" está na minha lista de leituras futuras e acabei de adicionar "A Cabeça do Santo" por causa da sua postagem.
Espero que você tenha muitas boas leituras daqui pra frente. :)
https://luminitae.blogspot.com