Em novembro meu olho começou a doer muito, tinha um cisto dentro do olho já faz uns bons anos. Como nunca de fato me incomodou e eu sempre tive pavor só de pensar em cirurgia, esse cisto foi ficando. Essa foi a primeira vez que começou a atrapalhar minha vida. O cisto cresceu ainda mais, estava inflamado e doendo. Tava difícil trabalhar e isso foi me afetando ao longo do mês.
Meu médico de família (como é chamado o clínico geral aqui na Polônia), me aconselhou a ir direto na emergência do hospital e essa foi a melhor decisão a se fazer. De início, optaram por tratar com antibiótico, mas no fim eu sabia que só uma cirurgia mesmo iria resolver meu caso.
E em coisa de poucas semanas eu já estava na sala de cirurgia. Fiquei bastante surpresa como foi tudo muito rápido, como fiz tudo pelo sistema público de saúde, achei que iria demorar um pouquinho mais.
Mesmo que fosse uma cirurgia aparentemente simples, o cisto estava em um local muito delicado, e com isso, foi necessário que uma cirurgiã plástica fizesse todo esse procedimento. Eu dei muita sorte porque a médica que pegou meu caso era muito porreta! Apesar do medo absurdo que eu tava, eu sentia muita segurança nela. Se algum dia eu precisar fazer outra cirurgia plástica na vida, eu quero que seja com ela!
Um dia antes da cirurgia eu fui pro hospital ficar internada. Tirando os médicos e um ou outro enfermeiro/enfermeira que falavam inglês, tive que me virar com meu polonês básico capenga pra me comunicar. Eu nunca fiz uma cirurgia antes na minha vida e muito menos fiquei internada em hospital, toda aquela situação em um idioma que eu não sou fluente me deixava bem ansiosa.
Felizmente deu tudo certo na cirurgia, a médica só não esperava que o cisto estivesse tão profundo e disse que entendeu porque outros médicos que já passei não quiseram mexer ali. Depois da anestesia eu fiquei com muita dor (era compreensível devido a profundidade da coisa) e nenhum remédio "comum" estava me ajudando.
Tive que ficar um dia a mais no hospital pra poder receber um cuidado melhor e remédio na veia. Teria sido bom se fosse só isso mesmo, mas eu comecei a piorar. Eu tava muito fraca, reclamava de muita dor no olho. Quando fui passar na consulta com o oftalmologista pra saber se minha visão estava ok, eu passei mal. Tive uma dor muito forte na região do estômago/bexiga, quase tive um desmaio, vomitei, fiquei muito enjoada, suando frio, foi horrível.
Mas bem, eu estava no melhor lugar pra passar mal, né? E assim, depois de investigarem, falaram que eu estava com suspeita de apendicite. O que é um peido pra quem já tá cagado? Misericuerdia.
Aí lá vai mais um monte de exames, eu toda furada, sem poder comer, tomando remédio e soro na veia. Aquela apreensão de não saber se eu tinha que entrar em cirurgia de novo ou não. Eu não podia comer nada, mas também eu não tinha apetite e meu olho continuava muito dolorido.
Com mais exames, os médicos conseguiram ver que se tratava de uma apendicite leve e que meu corpo estava reagindo bem aos antibióticos, ufa! No fim, eu acabei ficando 6 dias internada, era pra ter sido no máximo 2. Foi foda, mas pelo menos eu fui bem tratada e estava recebendo os devidos cuidados.
(no hospital e depois em casa com meu enfermeiro particular <3)
Acabei aprendendo palavras novas em polonês com as enfermeiras senhorinhas (elas que acabavam passando a maior parte do tempo comigo). Tinha uma que ficou brava comigo por eu falar que não sabia polonês sendo que eu acabei contando minha "história" pra ela. Consegui ver de perto o quão foda é essa profissão, todo o cuidado que elas têm com as pessoas é impressionante. Eu acordava várias vezes de madrugada com dor e elas sempre de prontidão a me ajudar. Claro que teve uma lá que era o cão e sem paciência me machucou muito nas tiradas de sangue, mas todas as outras foram um amor comigo e sou muito agradecida.
Como o pobre não tem 1 minuto de paz, quando recebi alta e fui pra casa peguei uma baita de uma gripe. Socuerro. Muita tosse e nariz escorrendo, dor no corpo, um inferno.
Felizmente posso vir aqui escrever que já estou muito melhor. Aos poucos estou me recuperando, apesar de ainda sentir um pouquinho de dor aqui e ali, tanto meu olho como o resto estão indo muito bem.
Nessa época do ano é muito ruim ter que ficar nessa situação. Eu queria ter aproveitado as feirinhas de natal em Varsóvia, ainda mais que esse ano inauguraram uma nova e bem maior. Queria ter saído pra fotografar, tinha vários planos de posts aqui pro blog e pro instagram, queria ter comido tanta coisa gostosa e tomado muito vinho quente. Mas sempre penso que tudo isso poderia ter sido muito pior.
Nos dias que fiquei internada no hospital pensei muito sobre minha vida. Parece que quando você se encontra em uma situação assim, a tendência é valorizar ainda mais momentos que estamos bem e com saúde. Refleti muito sobre como e o que eu quero viver.
Sigo de molho em casa por mais um tempinho. Apesar de querer voltar logo a normalidade, quero respeitar meu corpo também. Tenho vários posts que quero publicar aqui, sobre viagens, sobre a vida na Polônia, as blogagens coletivas do WOA e outras coisas aleatórias, mas vou na calma.
Siggi todo precioso, me ajudando muito nessa recuperação!
Foi um fim de ano inesperado, mas espero muito que o novo ano chegue mais gentil por aqui.


Feliz 2026!! Que tenhas muita saúde e novas oportunidades para fazer todas as coisas legais que não rolaram esse ano 🙌😘😽
ReplyDeleteMuito obrigada, Luzia! <3
DeleteFeliz 2026 pra você também!
Oi, Taís. Que bom que o pior já passou. Eu te desejo um 2026 de muita saúde e fotografias lindas como você tira.
ReplyDeleteBeijo!
Muito obrigada, Maíra <3
DeleteFeliz 2026 , que seja lindo por ai!
Oi Taís! Que bom que você já está em casa e se recuperando bem. Desejo melhoras, muita tranquilidade e que você também tenha uma boa passagem de ano! Já estou animada com os futuros posts por aqui :) Um abraço bem apertado, querida! Feliz 2026!
ReplyDeleteFeliz 2026, Taís, espero que se recupere bem (e está em boa companhia, ne). Desejo melhoras e que este ano seja bem melhor em todos os sentidos.
ReplyDeleteFeliz 2026, Taís! Que bom que já está se recuperando, torço pra ficar 100% rapidinho, e que o próximo ano seja cheio de saúde e momentos felizes!
ReplyDelete